O dia 08 de março marca a data em que as atenções, os pensamentos e as discussões focam na mulher. Muito já foi conquistado e ainda há muito a se buscar. 

Vivemos o tempo da mulher empreendedora, que trabalha e vai à luta, que está livre e pronta para realizar seus sonhos, seus desejos e que não abre mão de sua individualidade e suas particularidades.

Sabemos da riqueza das contribuições da mulher na construção do nosso mundo, e do quanto de seu universo e de sua sensibilidade contribuem na formação de tempos melhores e mais justos.

Com este espírito é que, hoje, levantamos nossas taças para brindar as suas vidas. Que a celebração seja inclusiva, afetiva e acolhedora, de forma a contemplar toda diversidade de suas construções. 

É preciso ter olhos para as meninas, as jovens, as maduras e as senis e respeitá-las em suas particularidades. É necessário reconhecer as suas nuances individuais, suas possibilidades e conquistas profissionais não apenas para aceitar, mas para lhes entregar as rédeas e a condução suas próprias vidas com a liberdade que lhes é de direito.

Não há mais espaço para a opressão de qualquer natureza. Os tempos são outros. O mundo deve seguir abrindo suas portas para as escolhas individuais das mulheres. Há de haver espaço respeitoso para aquelas que se dedicam ao lar, para as que dirigem suas empresas e seus veículos, para as que são mães, para as que são filhas.

Porque antes e acima de tudo, livres, as mulheres são aquilo que desejam ser. 

Recebam nosso beijo carinhoso em comemoração a este dia, que marca todas as cores, todas as lutas, todos os sotaques e todos os amores. E que as conquistas sigam o ritmo de todos os corações que pulsam a energia da mulher.

Viva!!

*as fotos foram tiradas pela Piti em um passeio pela Praça da avenida Liberdade, Lisboa no inverno de 2022 na Europa.