SISTEMA AMARA BERRI: INOVAÇÃO EDUCACIONAL

A origem do Sistema Amara Berri se dá no ano de 1972, quando Loli Anaut e um grupo de educadores iniciaram algo que ficou conhecido como “Ia experiência da equipe de  Durango”, na Espanha. A partir de meados dos anos 70, implementa na Escola Amara Berri de Donostia algumas iniciativas pedagógicas que, de certa forma, seguiam a mesma linha originada em Durango que foi se ampliando na educação infantil para os demais anos. 

O modelo já foi reconhecido como inovador pelo governo Basco, tamanhas são as devolutivas positivas vindas dos pais, com muitas manifestações de apoio às iniciativas.

Quais as principais características do Sistema Amara Berri?

investigação, a experimentação e a inovação são as principais características do sistema Amara Berri. Garantir o equilíbrio entre a intencionalidade, a sedimentação prática e as estruturas de organização e formação dos educadores são prioridade.

Existe um marco teórico de competências que se concretiza nas atividades em sala de aula em que haja convergência e harmonia, trocas metodológicas e o modelo de organização das escolas. Todos os projetos procuram evidenciar ações globais, que se incorporam a todo o corpo cultural próprio, entendido como algo inerente ao projeto educativo e que está relacionado ao pertencer: toda comunidade deve sentir-se implicada no desenvolvimento das crianças, bem como entender a participação como um meio para esse fim.   

Os jogos e as situações cotidianas são utilizados amplamente na construção das competências. Com imitação do mundo real adulto, utilizam-se de simulação de situações do cotidiano que envolvam as diversas matérias curriculares, sem separar as crianças como nos sistemas convencionais. 

O sistema se baseia em 6 princípios centrais:

  • Individualização: cada pessoa tem seu próprio nível e seu próprio ritmo a partir de suas habilidades;
  • Socialização: somos e atuamos como seres eminentemente sociais;
  •  Atividades: as crianças tomam decisões e são o motor do sistema de aprendizagem, criatividade
  • Liberdade; 
  • Globalização 
  • Normatização

Outra característica interessante é que, ao contrário das escolas tradicionais, as crianças é quem trocam de salas ao invés dos professores. As salas são divididas em 4 subgrupos, um para cada área de trabalho, e cada criança desenvolve uma atividade relacionada com seu contexto. São eles quem decidem no que desejam trabalhar. Isso se converte em ganho de autonomia e poder de planejamento.

Qual o papel do educador no sistema Amara Berri?

Nesta proposta, os educadores tem papel fundamental na organização das atividades, dos jogos, das simulações. Observar atentamente o desenvolvimento pessoal de cada criança e a organização dos departamentos, a estruturação multietária, das atividades culturais e esportivas.

Além disso, devem estar sempre atentos a quaisquer outras propostas de que de alguma forma sejam geradoras de aprendizagem, como no refeitório, no ambulatório ou na cozinha. Olhar para o cotidiano e os espaços da escola como potenciais disparadores de estudos. 

Também se exige que estejam absolutamente abertos às críticas construtivas que podem surgir a partir da observação dos níveis de progresso da relação ensino/aprendizado.  

Os benefícios de aprender no sistema Amara Berri

Destacamos aqui os principais benefícios do aprendizado no modelo Amara:

  • Dar importância a todas as perspectivas que envolvam a escola;
  • Garante um aprendizado longevo, pois embasados em experiências vividas;
  • Estimula níveis mais aprofundados de conhecimento;
  • Garante à criança maior gosto pelo aprendizado por intermédio de sonhos, diversão, e relação;
  • Garante contextos que envolvam problemas e necessidades das crianças, para que eles mesmos solucionem;
  • Todas as atividades têm um significado e um propósito, preparando as crianças para os desafios da vida real e da sociedade moderna.

Na linha das pedagogias alternativas, o sistema Amara Berri é uma daquelas que merecem nosso olhar para que sirva de inspiração. Um conceito que oferta uma experiência de aprendizagem divertida e muito rica em experiências e habilidades interpessoais.

Você já tinha ouvido algo sobre Amara Berri?

*As fotos que fazem parte da capa, bem como do corpo deste texto foram escolhidas da internet.